3.9.21

A Gaffe sebastiânica

Fernando Vicente

Cerca de 2.600 rabiscos, depois de 22.521 comentários e 5.880 reacções, a Gaffe abandona definitivamente a plataforma que a apoiou durante anos com uma gentileza inolvidável.

As duas ou três razões deste abandono, provavelmente tontas, com certeza que apontam os canhões para esta rapariga leviana, condenando-a ao desassossego, embora exista uma levíssima e secreta mágoa recém-descoberta provocada pela equipa que rege o quiosque.

O que realmente a Gaffe lamenta é ter de comprovar a indiferença que atribui às suas irrisórias e banais doidejarias. Rasgar os seus escritos nunca foi penoso ou tarefa árdua.

Não tem importância admitir que rabiscar é apenas uma forma de abrir mais uma minúscula janela no quarto crescente de todas as luas inauguradas de claridade.

Há, no entanto, alguns rabiscos que - depois de uma viagem minuciosa pelo labirinto que se abandona -, se descobre que foram escritos com o coração derramado nos dedos e que existe uma ligação afectiva, emocional, ao ali escrito.

Há outros que divertiram imenso a Gaffe.

Exactamente por isso, a Gaffe vai aqui recuperar estas pequenas tolices e reuni-las numa gaveta cujo conteúdo receberá uma cor identificativa – como a que agora se exemplifica - e a que chamará - supõe-se que apropriadamente -, Sebastianismos.

Deste modo, esta rapariga esperta não perde a memória do que viu e sentiu com absoluto amor, embora o descreva com a certeza da transitoriedade, vulnerabilidade e ligeireza com que sempre aproximou uma palavra de outra.