30.4.21

A Gaffe almirantada


Há que prestar a maior - a mais matulona -, das atenções ao dominador homenzarrão que se tornou um dos mais sedutores, mais atraentes e mais fascinantes homens certos no lugar certo.
O senhor Vice-almirante Gouveia e Melo é indiscutivelmente o poderoso, o sábio, o estratega, o mais inteligente e seguro ilustre medalhado que nos permite suspirar de alívio. É um bálsamo, um refrigério, um repouso e um consolo, saber que temos finalmente um cavalheiro que sabe o que significa silent service e que aplica sem apelo nem agravo a capacidade de síntese, de eficácia e eficiência militares a um mais do que provável pandemónio saído das mãos do confrangedor Francisco Ramos.

Com este imponente Vice-almirante a chefiar-nos a tasca, conseguiremos encontrar algum tempinho para faceboquianamente nos indignarmos com a - eventual, pois com certeza -, fuga de dados que espelha, envergonha, desonra, desautoriza, desacredita e transforma em criminoso o Instituto Nacional de Estatística, provocando o mais absoluto abuso de confiança em que se transformou de repente a operação Censos 2021 - dizem, rasgando as vestes. Um belíssimo drama  absolutamente previsível.
Qualquer um encontrará um tempinho disponível para registar a sua amotinação, depois de - muito obrigado -, ter fornecido as coisinhas da vida a uma empresa americana qualquer, por ordem superior. De cortar os pulsos.

A Gaffe acaba de cumprir aqui o seu momentinho amotinado e acredita que já esgotou a sua dose de revoltazinha diária, decidindo então - et pourquoi pas? - reler o sofisticadíssimo discurso de Marcelo Rebelo de Sousa a propósito da madrugada que Sophia esperava, o dia inicial inteiro e limpo, onde emergimos da noite e do silêncio, e reconhecer que a anormal, a extraordinária, qualidade literária, a magnificente articulação da Ideia, a elevadíssima forma e estrutura do texto e o perfeito e superior modo de abordar a Liberdade e a Democracia, fizeram do Senhor Presidente mais um homem certo no lugar devido.

Já temos dois na terra. É bem melhor do que um a voar com os nossos dados.