6.9.21

A Gaffe esticada

Tim Robards

O calor abrasa!

O desejo de mar começa a refrescar os destemidos, mas praia e ruivas são duas entidades incompatíveis. A pele das segundas é atingida pelo sol da primeira e as sardas, essas pintas amaldiçoadas, afloram à flor da dita pintalgando-a e enferrujando-a.

É evidente que a Gaffe jamais conseguirá apresentar o deslumbrante bronzeado de capa de revista. Talvez por isso se dedique, à sombra de uma esplanada qualquer, beberricando o calor e a indolência, à observação dos garbosos rapazes que mergulham nas excelsas ondas do seu tédio.

É curioso vê-los sair do mar, como tritões aflitos, tentando afastar da pilinha - ou da pilona, dependendo a escolha do tamanho do substantivo do tritão - os calções que, de molhados, se colam despudoradamente às suas pudicas reservas.

Esta manigância apudorada repete-se com as meninas que, fora da praia e em qualquer estância, usam umas saias microscópicas, normalmente demasiado justas, geralmente inúmeros números abaixo do aconselhável. Levantam-se esplendorosas e, com um movimento de braços pouco subtil, arrastam a bainha para os joelhos correndo o risco, tamanha a força do esticão, de arrancar também o soutien.

Não é de todo agradável.

Não é sequer muito feminista.

Compreende-se a sensatez e o acanhamento do rapaz que tenta impedir que toda a gente conheça os contornos das suas mais íntimas e ensopadas quinquilharias, mas é irritante o gesto da menina contente por exibir as suas bugigangas, óbvia e declaradamente.


Raparigas, a única peça que devemos puxar como se viesse o demo atrás de nós, é aquela que se solta, destruindo-nos a pose por completo, quando tentamos imitar a sereia dos cânticos mais quentes. É aquela que a Gaffe sentiu nos tornozelos a esbardanhar-lhe os passos sobre a areia breve, depois de um mergulho arriscado na maré mais brava: a parte de cima do biquíni, o famigerado soutien.

Quando este maldito se descai, não adianta disfarçar o embaraço. Ou trazemos do mar umas algas coladas às maminhas ou apanharemos um cavalheiro qualquer a separar os calções do seu sargaço comprometedor.