9.5.23

A Gaffe na coroação

Quando se chega finalmente ao topo e mesmo assim não se consegue um miminho da mãe

Reza a história que Soraya Esfandiary-Bakhtiari, a consorte do Xá da Pérsia - e não imperatriz, pois o título não existia por aqueles lados -, conheceu o marido em 1948, na Suiça, quando frequentava uma escola de boas maneiras.
Já comprometida com o Imperador, Soraya recebeu de presente um anel de noivado com um diamante de 22,37 quilates.
O casamento realizou-se no Palácio do Golestan, em Teerão, em 12 de fevereiro de 1951.
Embora o Xá tivesse solicitado aos convidados doações a instituições de caridade ao invés de presentes de casamento, o casal recebeu, entre outros mimos, um casaco de vison e uma escrivaninha com diamantes negros encrustados de Josef Stalin, um Steuben Glass - Bowl of Legends - projetado por Sidney Waugh e enviado por Harry Truman -, e castiçais de prata georgiana do rei Jorge VI.
Foram convidados para a cerimónia - e apareceram - 2.000 pessoas e o príncipe Aga Khan III foi delas o mais feio.
Foram usadas 1,5 tonelada de orquídeas, tulipas e cravos vindos de avião diretamente da Holanda.
Para entreter os convidados foram contratadas atrações internacionais, como um circo equestre de Roma.
A noiva usou um Christian Dior, prata, cravejado de pérolas e decorado com penas de cegonha marabu e capa de vison branco, o que a tornou de imediato persona non grata pelo PAN.

Carlos III é coroado com pompa e circunstância muitíssimo mais controladas – os tempos são outros e a monarquia inglesa nunca foi parola -, e por aqui ao borralho, a bater os ovos do bolo caseiro, com um casaquinho de malha da Zara pelas costas, que à noite ainda corre uma aragem, há gentinha indignada porque Camilla Rosemary Shand é agora rainha, não sendo sequer casada com o rei, que o primeiro casamente da intriguista foi católico, e que não há divórcio, e que os anglicanos é tudo trafulhice, e que para os católicos é balhanosdeus, e que à frente de Harry apareceram os dois filhos da que não devia.

- Onde já se viu! Eduardo VIII teve de abdicar, pois que a mulher era divorciada. Agora este já pode! - Dizem as gentes que não perceberam ainda que Eduardo VIII foi obrigado - a conselho de Churchill -, a atirar a toalhinha ao chão apenas por ter mantido relações bastante entusiastas com os nazis. Wallis foi areia nos olhos do povo. 

A Gaffe odeia gente pobre