Há alguns anos a Gaffe afirmava que os produtos genuínos podiam ser mais rudes, mas mais atractivos do que as anteriores ofertas muito mais completas, com o kit embalado de forma mais potente - porque a experiência aguça o engenho e afina outras verdades que aqui não se dizem por ruborização.
Mas Francisco leva a Gaffe a corrigir o segundo pedacinho de tão leviana afirmação.
É cansativo ter uma imitação do pobre Santo Pobre à varanda do Vaticano, mas a verdade é que Francisco embala o kit muitíssimo melhor - sobretudo decidindo abandonar a linha haute couture de Bento XVI.
O líder supremo da Igreja Católica, visita o bairro social da Serafina - o Centro Social e Paroquial de São Vicente de Paulo -, onde tudo está preparadinho, valha-nos o senhor cónego, qu’inda há gente boa no meio dos drogados.
Sua Santidade não vai de todo usar aquela cabina telefónica motorizada, porque vai chegar num carro blindado a um dos bairros com habitação mais precária da capital e onde alguns moradores trocariam de bom grado o Papa por água canalizada e saneamento básico.
Ser o primeiro imperador a usar santas sandálias de tiras, é por si só a prova mais completa de que se tem dois olhos nos reinos dos cegos e zarolhos, mas é também e definitivamente testemunho de coragem, pois que há aglomerações de bactérias muito resistentes nestes bairros e um Papa de tão boas famílias arrisca-se a ficar doente. Pelo sim, pelo não, Francisco procura agasalhar-se o mais possível, dentro de um blindado, tendo em consideração que esta gente espirra e tosse sem sequer ter o cuidado de colocar a mão à frente da boca. Apesar de tudo um blindado a servir de barreira entre nós e a porcaria, é bastante aconselhável. Podemos ser muito humanos sem receios.
É claríssimo que não é de todo conveniente ter o They don’t give a fuck about you dos anos sessenta cravado numa mitra trash-chic Prada, mesmo quando também se vai rezar pelos pobres mais jovens que agora decidiram atravessar o Saara sem protector solar, ou o Atlântico sem boias - provavelmente para se reunirem à Jornada.
É uma alegria ver que a juventude se une à simplicidade e despojamento desta expedição celestial, mas é certo que no bairro da Serafina,
pelo não e pelo sim, é conveniente blindar a indumentária.