Salvaguardando o meu direito de escrever tolices, suponho que o latim se preservou mais facilmente e sem grandes solavancos nas regiões limítrofes do Império. Roma, a capital do gigante, promoveu, aceitou e modelou as alterações à língua de modo natural, dinâmico e acelerado, enquanto os seus longínquos destacamentos se mantinham fiéis à velha guarda.
A distância possibilitou a preservação.
O facto de Edimburgo, ou outro qualquer centro urbano, ficar
muito distante dos recônditos lugares das Terras Altas, permitiu, por exemplo,
que as tradições, os costumes, os conceitos, as lendas e os rituais,
permanecessem sem alterações significativas e que se reproduzam hoje bastante
próximos da origem.
Admito que de lendas, rituais, costumes e tradições tinha eu
estantes preenchidas antes de partir. Admito que, pecaminosa e fútil, desdenhei
um conhecimento mais profundo dos meus anfitriões. Reconheço que me estava a borrifar - ou nas tintas, como vos aprouver -, para a carga simbólica de uma
determinada narrativa mais rochosa ou de um enunciado mais esotérico eivado de
pepitas de paisagens místicas e míticas.
Dediquei todo o meu inútil tempo à mais profunda
superficialidade, à mais descarada das preguiças - a que nos faz apenas mexer
os olhos - e à mais vergonhosa - mas maravilhosa -, das actividades lúdicas: fazer
de conta que não se existe enquanto se espreita a existência dos
outros.
Em consequência, sentava-me num banquinho deselegante e
assistia a um torneio.
É realmente impossível de descrever.
As cores - mesmo as que não existem e que se inventam ali,
porque hoje é festa -, os gritos fabulosos de incentivos galhofeiros, as
malditas gaitas, os tambores a rufar até ficarmos todas com as maminhas a
vibrar, a extraordinária felicidade a estourar por todo o lado, a radiante
vontade de viver, um entusiasmo contagiante, as bebedeiras monumentais, o
rodopio das gargalhadas, as bandeiras, os estandartes, os porta-estandartes, os
postes dos porta-estandartes, os abraços a torto
e a direito e até canhoto, as cantigas soltas em sotaques velhos e tudo
mais que não se diz, que não sabemos, faz-nos sentir arremessadas por um tufão
de alegria que empurra para ombros vencedores os que caíram depois de lutar com
todo o corpo.
Maravilhoso!
Voam estafetas; saltam medas de feno; agarram em medas de feno; agarram em barris de madeira, um em cada mão; agarram em lenhos brutos que serram; agarram em bolas de ferro que arremessam depois, em paus, em picaretas, em pás, em tudo o que servir por ser pesado; penduram-se em ferros; baloiçam em cordas; puxam cordas com blocos de pedra amarrados; atiram pedregulhos; lutam uns com outros; correm, correm desalmadamente, correm como se disso dependesse o extinguir do Brexit e fazem tudo isto e mais que se me escapa por ser tão muito, revelando a cada passo e cada salto, a cada pincho, a cada sopro, a cada arremesso, a cada queda e a cada descanso do guerreiro espalhado na relva, os segredos dos Kilts:
Os kilts são usados sem cuecas!
Do meu banquinho inocente nunca vi tanta pila aos saltos.
Eis que se destrói a dúvida que parece nunca ter pertencido às robustas escocesas que ao meu lado aplaudiam muitíssimo entusiasmadas sempre que uma piloca se esbandalhava à frente dos seus incentivos. Fizeram-me compreender que, ao contrário do que seria de esperar, não interessava um pirolito quem ganhava ou quem perdia - nem sempre o vendedor era o aclamado -, mas o modo como a pila do guerreiro esvoaçava, o ângulo em que a dita se pespegava nas nossas vidas tão competitivas, na quantidade de rabo mostrado, nas proporções e equilíbrio - ou ausência dele - das que me fizeram divertir ainda mais do que as mocetonas escocesas já causticadas e no tempo que levavam a ser cobertas pelo tartan traiçoeiro.
De todos os jogos, o mais popular, o meu favorito, e o que mais alarido provocou, era o que obrigava os homens de um clã a puxar uma corda grossíssima onde na outra extremidade o clã rival dava tudo o que podia para os derrubar. Não era de todo o mais espectacular, mas era ali, com as botas fincados na terra, rabo assente no chão, pernas abertas e braços estendidos de músculos retesados, que os rivais deixavam que o público visse todo o poder, toda a valentia, toda a força e todo o material de que eram feitos.
Até eu, que sou tão avessa a este tipo de competição, escolhi, bem no meio de todos, o meu maravilhoso perdedor.
Gaffe, 2023