17.12.21

A Gaffe mais papisa que o Papa

Tim Flach

Sua Santidade faz hoje anos. Uma data deles.

A Gaffe recorda com imensa ternura o dia em que o Cardeal foi escolhido.

Lembra-se que correu desenfreada quando anunciaram que já tinha sido eleito o Papa. É sempre uma ocasião em que uma rapariga pode correr e esbardanhar-se sem contudo perder a dignidade.

Confessa que pensou, tal a quantidade de fumaça branca expelida, que os senhores velhinhos tinham vestido o eleito e, já confusos, o tinham enfiado no incinerador. Mais um bocadinho e tínhamos a Praça inteira a tossir e a ser levada em maca.

Depois, foi uma desilusão constrangedora.

O Papa aparece à varanda franciscanamente despojado.

Maçamo-nos até à exaustão com críticas mordazes e malditas, muito pouco beatificáveis e nada abençoadas, relativas à opulência, ao luxo e ao fausto do representante de Pedro. Se a estola é desenhada por Armani e se os sapatinhos, não sendo os de Oz, são Prada, desabamos de indignação e saltamos de revolta pia e de hipócrita repulsa com um sabor ligeiramente populista, mas entristecemos quando nos aparece de braços caídos e barriguita empinada, um papa sem capinha debruada a arminho e sem estola cravejada de joias e bordada a oiro pelos operários explorados de um costureiro charmoso, caro e consagrado.

Creio que Francisco de Assis ou Xavier - cada um arrasta a sardinha para a sua brasa - e uma ou outro fashion adviser de reconhecida sapiência na área da trapalhada, mesmo a dos trapos santos, aprovam a sobriedade minimal do Pontífice que é o máximo, mas a Gaffe, que é imbecil, pecadora e deslumbrada, esperava um Francisco de tipo arquiduque, com capinha de veludo vermelho, encarnado, carmim ou cardinal - cada um escolhe a cor da cereja que remata o bolo -, bainhas de arminho assassinado - a Gaffe sai à sua santa avó, pouco ecológica quando há Papas pelo bosque -, estola magnífica a curvar-lhe o pescoço com o peso do poder dos ornamentos e báculo de nobre metal na mão que suporta o anel divino.

Resmas de doçaria conventual para se expor e saiu-nos uma espécie de jesuíta.